CBF define diversas regras para a Série A hoje; Vasco está à frente de grandes decisões para o futebol brasileiro

Vasco
Foto: Buda Mendes/Getty Images

Será realizado hoje (14/02), o Conselho Técnico do Brasileiro da Série A que tem como objetivo definir os regulamentos da competição para 2023. Tal reunião será um fórum de debate entre a Confederação Brasileira de Futebol (CBF) e os clubes, sobretudo os grandes como o Vasco da Gama.

Entre as pautas para a discussão estão a perda de pontos do time por racismo, aumento no número de estrangeiros permitidos nos times, alteração na linha de impedimento do VAR e a redução para três rebaixados na Primeira Divisão.

No caso do racismo, será necessário um regulamento específico com variações para cada caso, uma vez que já existem penalidades em caso de discriminação.

Quanto ao limite atual de até 5 Jogadores estrangeiros por clube, a discussão busca o aumento para sete.

No caso do VAR, essa mudança já ocorreu na Supercopa do Brasil (Flamengo x Palmeiras) e chega inspirada no Campeonato Inglês de Futebol (Premier League). No entanto, ainda não houve a alteração no regulamento pois é necessária uma determinação da Comissão de Arbitragem.

Por fim, talvez a decisão mais impactante no âmbito esportivo seja a diminuição do número de clubes rebaixados: de 4 para 3.

No Vasco, todas essas decisões parecem contar com o aval da diretoria. O clube tem uma luta histórica contra o racismo, vê com simpatia o aumento do limite de Jogadores estrangeiros e a diminuição do número de rebaixados. Já o VAR é assunto que merece ser discutido com mais atenção, segundo apurações.