ALEXANDRE MATTOS DE MÃOS ATADAS! Entenda como funciona o processo de contratação da 777 e o impacto no trabalho do diretor

Alexandre Mattos
Foto: Leandro Amorim

No cenário movimentado do mercado de transferências, o Vasco da Gama parece ainda não ter acordado e por enquanto, nenhum nome chegou a ser anunciado. O diretor executivo, Alexandre Mattos, segue nos EUA na sede da 777 Partners se reunindo com a alta cúpula do futebol cruzmaltino para tentar entender como será seu trabalho.

Isso porque o clube carioca terá um orçamento de R$ 270 milhões exclusivamente para o departamento de futebol. Porém, o que pode atrapalhar os planos de Mattos é que a empresa estadunidense já avisou que o trabalho de reformulação e contratação de jogadores obedecerá a um planejamento de médio prazo, sem aquisições bombásticas de atletas na temporada 2024.

Além disso, todo o processo de chegada de novos nomes para a equipe do técnico Ramón Díaz passa por um demorado e minucioso tratamento que em geral leva 10 dias para ser concluído. E isso no mercado da bola pode ser crucial para a contratação de um grande jogador ou a melhor oportunidade do momento.

Alexandre Mattos quer agilizar processo de contratações

Conhecido por um perfil arrojado com contratações de impacto para seus clubes recentes onde trabalhou, Alexandre Mattos acreditava que poderia agilizar esse processo para aproveitar as melhores oportunidades de mercado. No entanto, a 777 já avisou que sua metodologia de trabalho não será modificada e tanto ele quanto o CEO Lúcio Barbosa terão de se readequar.

Por exemplo, do total de R$ 270 milhões previstos para serem investidos em 2024, o Vasco usará apenas parte destes recursos para a compra de direitos econômicos de atletas, com a maioria do montante sendo disponibilizada para pagar dívidas, manter as contas em dia e melhorar a estrutura do futebol. Assim sendo, jogadores com mais de 30 anos podem ser desconsiderados a não ser que sejam feitas com boas garantias de retorno técnico e financeiro.

O que não quer dizer que Alexandre Mattos não possa garimpar nomes interessantes que estejam dentro de um perfil vencedor. A ideia da 777 é trazer atletas entre 24 e 28 anos, onde é considerado para a maioria, o auge físico e mental de um jogador profissional.