O ex-presidente do Club de Regatas Vasco da Gama, Alexandre Campello, apesar das críticas da torcida por sua gestão no triênio 2018-2021, é um importante profissional na área médica. Mais que isso, ele é um especialista em cirurgia do joelho e ortopedista.
Em uma participação no podcast Caldeirão Vascaíno, do ex-zagueiro capitão da Libertadores 98, Mauro Galvão, o médico e ex-dirigente deu sua avaliação sobre a lesão do meia Paulinho, que se machucou no empate em 2×2 entre Vasco e Bangu:
Em relação a lesão do nosso jogador Paulinho, eu estava vendo o jogo e fiquei muito preocupado vendo o mecanismo de lesão. Ele recebeu um trauma na lateral do membro inferior, que a gente chama rotação externa, ou seja, o joelho foi para dentro, com o pé preso,para fora, isto é um mecanismo que comumente faz romper o ligamento cruzado anterior. Obviamente que o tratamento é cirúrgico,é preciso reconstruir o ligamento e o momento da reconstrução depende de como o paciente evoluiu nestes primeiros dias e para operar, é preciso que ele tenha uma boa amplitude de movimentos, que não esteja muito inflamado e que consiga estender e dobrar bem o joelho. Isto pode levar de 2 a 3 semanas em alguns casos.
Ao longo destes mais de 30 anos que eu opero joelhos, a recuperação do ligamento cruzado anterior evoluiu muito, uma evolução permanente. Lá atrás, a gente estimava em 6 meses o tempo de recuperação, porque se fazia uma reconstrução de uma determinada maneira, que a gente chamava de isométrica. Agora, a técnica cirúrgica foi mudando um pouco, visando melhores resultados e com as atualmente é mais anatômica onde é feito um enxerto por um tendão que é retirado do próprio joelho. Isso leva um tempo um pouco maior para alcançar a maturidade, pode levar até 9 meses…se estima entre 7 a 9 meses de recuperação.
Veja também:
Veja a fala de Alexandre Campello, ex-presidente do Vasco:
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.