Se antes o torcedor não sabia se poderia contar com seu camisa 7, hoje Alex Teixeira se tornou um jogador fundamental no esquema tático do treinador Maurício Barbieri.
Não à toa, a cria da Colina voltou a apresentar seu bom futebol e foi coroado com o gol que abriu o caminho da vitória contra o Botafogo por 2×0.
O atleta falou após a partida:
Alex Teixeira
- Feliz pelo gol, feliz pela vitória. Parabéns pra toda a equipe. É daqui pra cima!
Não bastasse isso, mas Alex Teixeira tem melhorado seus números em relação a 2022, ano de sua volta ao Vasco. Se antes, o torcedor não parecia ter grandes esperanças da volta do seu menino prodígio de 2008/2009 – a não ser aquele importante jogo contra o Operário-PR na Série B 2022 -, agora parece que o jogador encontrou o seu melhor momento e tem sido decisivo com gols, jogadas, dribles e passes.
Após a vitória de ontem, Maurício Barbieri falou sobre o camisa 7:
Quando a gente fala dessa função de 10, vem um estereótipo muito marcado do que é o 10 tendo em vista a história do futebol brasileiro. Mas existem diferentes camisas 10. O Alex começou a carreira como um atacante de lado, mas agora vem jogando mais como um meia-atacante. E essa é a ideia, que ele flutue no espaço mais próximo ao Pedro, que ele consiga fazer os seus movimentos. E ele sempre fez muito gol. Acho que ele fez um bom jogo. Ele vem melhorando a cada jogo, no ano passado foi um outro contexto, e a gente teve um cuidado especial com ele na pré-temporada e agora estamos colhendo os frutos deste trabalho.
Números melhores nesta temporada
De fato, Alex Teixeira tem melhorado bastante em comparação ao ano passado. Tirando a já citada partida contra o Operário-PR, onde marcou dois gols e tal vitória foi decisiva na caminhada do acesso, o vascaíno não tinha muitas boas lembranças de seu camisa 7.
Culpa pelo tempo parado, por conta da readaptação ao futebol brasileiro depois de anos fora, não se sabe. Porém, nesta temporada com uma boa carga de treinos, os números de Alex Teixeira no Vasco subiram muito de patamar como mostram os dados abaixo:
Em quem mais ganha com isso é o técnico Maurício Barbieri que pode montar esquemas diferentes com as opções que tem. Ele falou sobre isso na coletiva ainda no Maracanã:
O Alex tinha a função de 10 hoje, mais pelo lado esquerdo. Contra o Fluminense o Galarza atuou como um terceiro volante, mas hoje não. Hoje, ele foi mais um homem de lado. E eu optei por isso pela versatilidade dele. Acho que começamos bem, tanto é que gerou a situação da expulsão. O Alex pode fazer essa aproximação com o Pedro, como o Nenê pode fazer também.
Após entrar no G4 do Campeonato Carioca, o Vasco vira a chave e mira a Copa do Brasil. O time enfrenta o Trem-AP, no dia 23, no Mané Garrincha, às 21h30.
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.