777 promove transformação no Vasco mas resultados em campo frustram torcedores; entenda tudo que foi feito até aqui!

vasco
Foto: Rafael Ribeiro

Há muito tempo, a torcida do Vasco esperava por um time competitivo que pudesse brigar de igual para igual com os maiores clubes do Brasil. Por isso, foi com muita esperança que a grande maioria abraçou a compra de 70% do departamento de futebol do clube pela empresa estadunidense 777 Partners.

Agora, passados os primeiros seis meses do comando “dos sete” na Colina, alguns mudanças já foram percebidas, mas o que realmente importa para o vascaíno ainda não se traduz em festa: títulos em campo.

A queda do Vasco na semifinal do Campeonato Carioca para o arquirrival Flamengo mostra que mesmo com muito dinheiro investido, os resultados não foram refletidos como era esperado.

Ao todo, o Gigante sob o comando da 777, disputou três competições: Série B, Copa do Brasil e Campeonato Carioca. Se no ano passado o acesso foi garantido, ele não veio sem grandes emoções. Mesmo que a empresa tenha assumido de fato somente em setembro, sua influência no clube começou antes e isso não trouxe tranquilidade para o elenco que conquistou a vaga de volta à Série A na última partida contra o Ituano, com uma vitória de 1×0, gol de Nenê, naquela que ficou conhecida como a Batalha de Itu.

Luca Orellano é a maior contratação da história do Vasco e ainda não rendeu o esperado – Imagem: Daniel Ramalho/Vasco

Após a competição, o técnico Jorginho foi desligado e para seu lugar veio Maurício Barbieri, experiente em lidar com clubes-empresa (veio de Red Bull Bragantino) mas que acabou sendo responsável direto pelas eliminações seguintes. Isso porque após um momento do Vasco recheado com boas vitórias, o treinador resolveu promover mudanças que mexeram na evolução do time e resultaram em dois insucessos que podem deixar sequelas.

A primeira contra o ABC, pela Copa do Brasil, na última quinta-feira (16) e a outra confirmada neste domingo (19) com duas derrotas para o Flamengo. Esses resultados despertaram a fúria da torcida nas redes sociais e muitos já pedem a cabeça do técnico Maurício Barbieri e maiores investimentos em reforços.

Até o momento, a 777 Partners já injetou cerca de R$ 190 milhões somente em 2022 para ajustar o fluxo de caixa do Vasco com o pagamento de salários atrasados, dívidas com fornecedores e prestadores de serviço além de parcelas do RCE, instrumento que pode livrar o clube de penhoras e que pode dar fim às pendências trabalhistas e cíveis.

Já para 2023, mais R$ 100 milhões em reforços com nomes como o atacante vice-artilheiro do Brasileirão 2022, Pedro Raul, o meio-campo do multicampeão Atlético-MG, Jair, o lateral-direito da seleção do Uruguai, Puma Rodríguez, e os argentinos Manu Capasso e Luca Orellano.

No entanto, o placar agregado de 6-3 na eliminação para o Flamengo, por exemplo, aponta que ainda há muito chão para percorrer antes que o Vasco possa realmente disputar títulos.