Opinião – Vasco joga com menos 1 mas há solução

A espera acabou! O Campeonato Brasileiro começou e o Vasco estreou com o pé-direito ao vencer o Atlético-MG por 2×1. Com gols de Andrey Santos e Gabriel Pec e uma sólida atuação da defesa composta por Léo, Robson Bambu e Léo Jardim, nossa vitória demonstrou o nível de competitividade que vamos entregar ao longo da competição.

Ou não. Veja bem, o Vascão foi gigantesco ao vencer um postulante ao título do tamanho do Galo no Mineirão, fato esse que não acontecia desde 1993, ou seja, exatos 30 anos. Contudo, o que vimos foi um time rápido sim, sabendo o que fazer com a bola mas jogando com 10 em campo por conta de uma contratação que vinha resolver nosso problema de gols.

Claro que estou falando de Pedro Raul, nosso pegador na noite carioca. E se você não sabe do que estou falando, o tweet abaixo vamos relembrar um pouquinho da passagem dele pelo Botafogo além daquele gol de voleio contra o framengo:

Quem é Pedro Raul?

Mas se você assim como eu, não quer saber se ele pega a Yasmin Brunet ou chapa o dia inteiro, vamos relembrar um pouco sobre quem é esse pereba. Gaúcho de Porto Alegre, Pedro Raul surgiu para o futebol brasileiro em 2019 atuando pelo Atlético-GO. Com boas atuações naquele ano onde foi campeão goiano e garantiu o acesso à Série A, ele foi contratado pelo Botafogo para a temporada 2020.

Foi em terras cariocas, que o nosso PR9 se perdeu de vez. Apesar de ter marcado um golaço contra o Flamengo, ficou mais conhecido por ter se perdido nas noites boêmias do Rio de Janeiro. Aliado ao fato de que sempre perdeu bastante gol acabou perdendo espaço e entrava eventualmente no segundo tempo. Sem convencer foi pra fora do Brasil em 2021.

YouTube video

Após um período no Kashima Reysol do Japão e Juarez do México, Pedro Raul voltou a se destacar no Campeonato Brasileiro do ano passado ao ser vice-artilheiro pelo Goiáscom 19 gols.

Com esse histórico, ele veio como a grande contratação do Vasco agora administrado pela 777 Partners que pagou R$ 10,4 milhões para o agora camisa 9 do time perder gols a rodo e jogar pênaltis na Lua.

Futuro do Vasco depende da posição de Pedro Raul

A verdade é que hoje o time do técnico Maurício Barbieri joga com um a menos principalmente por conta do estilo de Pedro Raul. Ele não volta para marcar, e não vai sair driblando dois, três. Ou seja, só podemos contar com ele se souber se posicionar na área. E para isso, o esquema precisa ser em torno dele.

O jornalista Ygor Bernardes, do portal Esmeraldino explicou que o melhor momento do centroavante foi justamente quando o Goiás jogava basicamente com saídas rápidas e cruzamentos na área.

Então a solução para o Vasco pode ser essa: criar um modo de que Pedro Raul seja melhor alimentado num jogo para conseguir guardar as bolas que chegam nele. Algo como o Fluminense fez durante anos com o Fred, criar um time que jogue para seu camisa 9.

Ou isso ou podemos correr atrás de um homem-gol de verdade. De preferência, um que acerte os pênaltis…e seja casado.

A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.