Por Cadu Costa
Nesta semana, fomos surpreendidos que o Vasco fechou uma parceria com o streamer e jornalista Casimiro Miguel para seus jogos mandantes no Campeonato Carioca desse ano. E de cara já digo que se trata de uma ótima ideia.
Num primeiro momento, o vascaíno pode achar que o clube resolveu deixar de ganhar dinheiro por conta da briga com a Federação de Futebol do Rio de Janeiro (FERJ). Afinal, foram R$ 9 milhões oferecidos – e recusados – ao Vasco enquanto que o dobro seria pago ao arquirrival.
Mas pensem bem: a TV aberta ainda é o grande veículo de comunicação no país, claro. Mas talvez nem todo mundo tenha noção de quanto dinheiro rola nessas projeções de internet.
Estamos falando de YouTube, Twitch, IPTV, todo o mercado de streaming fatura alto com publicidade e audiência.
Agora imaginem vocês: 20 mil pagantes em São Januário mais uns 5 milhões assistindo na Cazé TV por todo o Brasil, por todo o mundo. Sem pacote, sem nada, tudo de graça. Sem concorrência.
De quebra, a gente liga celular, tablet, aplicativo, computador, qualquer coisa, e coloca na Vasco TV no pré-jogo para firmar o engajamento da torcida.
Tem noção do tamanho que isso vai gerar? Isso é o futuro da TV, não tem jeito. Negar isso é besteira. A própria Globo já entendeu isso e seu serviço de streaming já possui número equiparáveis às outras gigantes mundiais. Tanto que já têm conteúdo produzido exclusivamente para aquela plataforma.
Se agora na Cazé TV, valores não estão sendo falados é porque o Vasco resolveu mostrar na prática que não vai aceitar ser capacho de rival algum. Assim como o Botafogo que também fechou a parceria.
E claro, com o sucesso das transmissões – como vimos na Copa do Mundo do Qatar -, um plano de uns R$ 20 pode ser feito para o ano que vem, uma outra publicidade, uma outra forma de faturar, mas acima de tudo mostrar para um pessoal aí que futebol não se joga sozinho.
Fora que é o Casimiro, né? Uma das principais personalidades da internet atualmente, vascaíno NATO, foi criador do conteúdo Renatiruts que fez um sucesso entre nós durante um tempo e um dos caras mais gente boa que conheci na profissão. Ah, e vamos ter o nosso Reizinho Juninho Pernambucano nos comentários? Tá bom, não? Isso é Vasco puro!
Agora, imagine uma final Vasco x Fogo? Que tapa na cara que seria, não? Aí, Ferj, framengo, fluminenC ia se rasgar de ódio e dizer depois que o campeonato não valia nada.
Só por isso, já vou voltar a torcer pelo sucesso do Carioca. Sábado agora contra o Madureira, às 18h, todo mundo ligado na telinha…nas várias telinhas.
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.