Pedrinho CHAMA A RESPONSABILIDADE e Vasco segue vivo; entenda o que fez o presidente cruzmaltino!

Pedrinho, presidente do Vasco
Foto: Instagram do Vasco

O Vasco da Gama voltou a regularizar seus compromissos trabalhistas, graças a uma ação decisiva do presidente Pedrinho. Na última quarta-feira (3), o clube realizou um depósito judicial de aproximadamente R$ 2,5 milhões, quitando uma parcela atrasada do Regime Centralizado de Execuções (RCE). Essa ação foi crucial para evitar problemas legais mais graves e manter a estabilidade financeira do clube.

O pagamento, que deveria ter sido realizado no dia 5 de junho, referia-se ao mês de maio e totalizou R$ 2.530.984,13. Este valor corresponde a 20% da receita corrente do Vasco. A regularização foi feita dentro do prazo de dez dias, evitando assim a execução forçada das dívidas do clube.

Vasco
Pedrinho, presidente do Vasco – Foto: Leandro Amorim/Vasco

Contexto do Regime Centralizado de Execuções

O Vasco da Gama aderiu ao RCE em setembro de 2021 e processo se trata de um mecanismo que organiza os pagamentos de dívidas cíveis e trabalhistas, priorizando uma fila de credores para evitar penhoras e bloqueios de bens do clube. Embora o CRVG já tenha enfrentado atrasos pontuais no passado, esta foi a primeira vez que o pagamento demorou tanto para ser regularizado. Sob a gestão de Pedrinho, o clube conseguiu evitar uma situação crítica.

Desde 15 de maio, a gestão da SAF (Sociedade Anônima do Futebol) está sob o controle do clube associativo, presidido pelo ídolo cruzmaltino, devido a uma liminar na Justiça que suspendeu os direitos societários da 777 Partners. A responsabilidade de realizar o pagamento do RCE recaiu diretamente sobre a administração de Pedrinho, que demonstrou capacidade de liderança ao resolver a pendência financeira.

Vasco x 777 Partners
Pedrinho tirou o controle da Vasco SAF das mãos de Josh Wander da 777 Partners – Foto: Dikran Sahagian/CRVG e Daniel RAMALHO/VASCO

Implicações para o futuro do Vasco

Com a regularização dos pagamentos, o Vasco evitou medidas drásticas como penhoras ou bloqueio de bens, mantendo a sua integridade financeira e operacional. Este movimento também assegurou que o clube continuasse focado em seus objetivos esportivos.

Na mesma quarta-feira (03), o Vasco enfrentou o Fortaleza em São Januário pelo Campeonato Brasileiro e venceu por 2×0, demonstrando que as questões extracampo não desviaram o time de suas metas.

A atuação de Pedrinho foi fundamental para que o Vasco da Gama superasse um momento crítico em suas finanças e estabiliza a situação de forma imediata além de fortalecer a confiança em sua gestão à frente do clube.

Pedrinho vem buscando resolver os problemas do CRVG – Foto: Bruno Braz / UOL