De olho na próxima janela de transferências, o Vasco da Gama busca um meio-campo para equilibrar o elenco comandado pelo técnico Álvaro Pacheco. O nome da vez é o experiente Thiago Alcântara.
Embora seja filho do ex-meia Mazinho, que foi revelado pelo clube e conquistou, entre outros títulos, o Campeonato Brasileiro de 1989, Thiago nunca teve relações com o time de São Januário.
Pelo contrário, ele é declarado torcedor do rival Flamengo, e o Vasco não seria uma prioridade em uma eventual vinda ao Brasil.
Thiago Alcântara deixou o Liverpool da Inglaterra após uma sequência de lesões graves e pouco futebol. Atualmente, o jogador passa férias no Brasil enquanto aguarda propostas para a próxima temporada.
Em seu último contrato, Thiago recebeu 12,1 milhões de euros (67,9 milhões de reais) por temporada, com um salário mensal de 1,1 milhão de euros (5,6 milhões de reais).
Os valores estão completamente fora da realidade do futebol brasileiro, mas o jogador já afirmou que aceitaria uma redução salarial para atuar no Brasil.
Histórico de lesões
Com 33 anos, Thiago Alcântara tem um longo histórico de lesões, sofrendo frequentemente de problemas no joelho e lesões musculares. Por exemplo, o meio-campo já passou uma temporada inteira lesionado e fez apenas um jogo pelo Liverpool na temporada 2023/2024.
Thiago tem o registro de seis problemas no joelho, incluindo traumatismo e lesão no ligamento intra-articular. Destacando apenas as três vezes que apresentou problemas no ligamento, entre 31 de março de 2014 e 19 de março de 2015, Thiago somou 333 dias sem jogar, desfalcando o Bayern de Munique em 76 partidas.
Recuperações prolongadas
Outro ponto que chama atenção é o longo prazo que Thiago Alcântara necessita para se recuperar das lesões. Seu histórico inclui lesão na tíbia e ruptura de sindesmose (tornozelo), com 70 dias afastado na primeira lesão e 80 dias na segunda.
O jogador se lesionou pela última vez em 4 de fevereiro deste ano e entrou de férias ainda sem se recuperar de uma lesão muscular. Ao longo da carreira, o meio-campista pretendido pelo Vasco perdeu um total de 364 jogos por lesão.
Interesse do Vasco
O presidente do Vasco, Pedrinho, revelou recentemente o desejo de trazer Thiago Alcântara para São Januário. Em uma reunião com empresários de Philippe Coutinho, o dirigente manifestou a intenção de contratar grandes jogadores para reforçar o elenco.
Uma fonte ligada ao empresário do jogador, Giuliano Bertolucci, disse o seguinte sobre a negociação:
“Ele (Pedrinho) monitora todos os jogadores em fim de contrato. Tem um banco de dados com mais de 300 nomes cadastrados. Mas monitorar é uma coisa. Outra é sentar, conversar e contratar. O Thiago Alcântara entrou no radar. Não é uma negociação fácil, mas em se tratando dele o Vasco precisa ficar atento para não ser ultrapassado pelos rivais”.
A possível vinda de Thiago Alcântara ao Vasco ainda é incerta, mas o clube mantém as esperanças de que um acordo possa ser alcançado, reforçando assim o elenco com um jogador de renome internacional.
Veja lances de Thiago Alcântara, especulado no Vasco:
Leia mais:
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.