Com a iminente contratação de Álvaro Pacheco para o comando do Vasco, muitos torcedores cruzmaltinos ainda não o conhecem por não ter uma experiência no Brasil. O comandante português, apesar dos seus 52 anos, é uma figura nova no mercado dos técnicos portugueses, tendo sua estreia como treinador profissional em 2018.
No Vitória de Guimarães, o comandante assumiu o clube com o campeonato em andamento e acumulou 18 vitórias, 5 empates e 9 derrotas em 32 partidas. O clube português quase consguiu uma classificação para as competições europeias, ficando em quinto lugar na competição.
Álvaro Pacheco acumula dois acessos seguidos em seu currículo com o Vizela, nas temporadas de 2019/20 e 2020/21, aonde subiu da terceira divisão portuguesa para a primeira nos dois primeiros anos à frente do clube.
Perfil e estilo de jogo de Álvaro Pacheco, novo técnico do Vasco
Muitos profissionais que trabalharam com o técnico português afirmam que ele tem um perfil acolhedor, de um treinador “paizão” dos jogadores, unindo o vestiário e trazendo os atletas para perto. Seus treinos são descritos como curtos porém intensos. Durante o jogo é energético, costuma ficar quase todo o tempo gritando instruções.
Em um entrevista ao jornal italiano Gazzetta dello Sport, Álvaro falou sobre seu estilo de jogo e sua inspiração em Jurgen Klopp:
“O estilo de jogo que adoto reflete a minha personalidade. Gosto de um futebol ambicioso e ofensivo, feito de pressão e agressividade. Gosto de fazer com que os jogadores se sintam confortáveis para que possam tomar liberdades” – disse o treinador português.
Veja também:
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.