O começo ruim de Campeonato Brasileiro do Vasco se explica em inúmeras justificativas que estão tanto fora, quanto dentro de campo, e a principal delas é a ineficiência em aproveitar as chances de gols criadas.
Segundo dados do ge, o time vascaíno é o sexto clube que mais finaliza no campeonato, porém tem o quarto pior aproveitamento do Brasileirão. Apenas 5,71% das vezes a bola achou o caminho da rede adversária.
Métrica inglesa xG aponta falhas ofensivas e defensivas do Vasco neste começo de campeonato
O xG é uma métrica que estima o risco de uma jogada se tornar um gol, quantificando e qualificando cada lance dentro de campo com um grau de perigo. Segundo esse dados, o elenco vascaíno deveria ter feito 2 gols a mais e sofrido 4,5 a menos nas cinco primeiras rodadas disputadas.
Outra métrica interessante que foi utilizada pelo Espião Estatístico é a de pontos esperados (xP), onde mostra que o time cruzmaltino tinha a expectativa de fazer 7,1 pontos, porém deixou de marcar 4,1, o que arredondando seriam uma vitória e um empate.
Veja também:
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.