O Vasco está em busca de um novo treinador após a saída de Ramón Díaz. Com isso, abriu-se a possibilidade de um novo profissional para comandar o Gigante da Colina no restante da temporada onde o clube ainda disputa Copa do Brasil e Campeonato Brasileiro.
Segundo o jornalista Lucas Tanaka, o interesse da 777 Partners é primordialmente em técnicos estrangeiros. O que não quer dizer que os brasileiros estejam fora do páreo.
Desse modo, resolvemos montar uma lista com as melhores opções caseiras e que estão livres no mercado da bola.
Técnicos brasileiros disponíveis para treinarem o Vasco:
Claudio Caçapa
Cláudio Caçapa estava no RWD Molenbeek, clube belga de John Textor, dono da SAF do Botafogo. Apesar de um bom início no campeonato local, o brasileiro não resistiu a sequência de oito jogos sem vitória e foi demitido.
No ano passado, ele chegou a dirigir o Alvinegro interinamente por 4 partidas e venceu todas elas – incluindo o Vasco – por 2×0.
Luiz Felipe Scolari
O pentacampeão com a Seleção Brasileira, Luiz Felipe Scolari é um treinador renomado. Recentemente fez bons trabalhos no Palmeiras, onde foi campeão brasileiro em 2018, e Atlético-MG, seu último clube.
Porém, uma sequência de maus resultados o levaram a ser demitido no Galo em março deste ano.
Mano Menezes
Outro ex-técnico da Seleção Brasileira segue livre no mercado. Mano Menezes comandou o escrete nacional entre 2010 e 2012 e recentemente comandou Internacional e Corinthians.
Thiago Carpini
Thiago Carpini é um nome que foi recentemente ligado ao Vasco. Após ser vice-campeão da Série B com o Juventude em 2023, foi contratado pelo São Paulo neste ano e foi campeão da Supercopa do Brasil sobre o poderoso Palmeiras.
Porém más atuações no Tricolor Paulista culminaram em sua saída no último dia 18 de abril.
Vanderlei Luxemburgo
Vanderlei Luxemburgo é mais um ex-treinador da Seleção Brasileira disponível no mercado. Apesar de não vir em um bom momento, poderia ser um bom nome para o Gigante da Colina por conta de sua experiência, inclusive internacional, onde chegou a treinar o Real Madrid-ESP.
Em 2019, treinou o Vasco e foi responsável por uma arrancada contra o rebaixamento. Porém, deram-lhe novamente a mesma missão em 2021 e dessa vez, não conseguiu evitar o descenso.
Zé Ricardo
Por fim, temos Zé Ricardo que comandou o clube em outras ocasiões, nos anos de 2017 – onde conquistou uma vaga para a Libertadores – e 2022, quando o Vasco disputava a Série B.
Apesar dos bons resultados, saiu para o futebol japonês no meio da competição por conta da pressão da torcida que exigia um desempenho técnico melhor.
Esteve no Cruzeiro em 2023 e no Goiás em 2024, clubes onde saiu sem deixar saudades.
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.