A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro (FERJ) anunciou uma abordagem inovadora para a escolha do árbitro no clássico entre Vasco e Flamengo, válido pela sexta rodada do Campeonato Carioca. A entidade convidou representantes dos dois clubes para uma reunião marcada nesta sexta-feira, na sede da FERJ, com o objetivo de colaborarem na decisão do árbitro para o confronto.
Durante a reunião, o Departamento de Arbitragem (DEAF-RJ) apresentará currículos de árbitros aos representantes de Vasco e Flamengo. A ideia é que, com base nessas informações, os clubes analisem e indiquem nomes para um possível sorteio. Caso haja consenso entre os clubes em relação a um único árbitro, o sorteio será dispensado, e este será escalado para a partida. No entanto, se mais de um nome for indicado, um sorteio aberto à imprensa será realizado para definir o árbitro do clássico.
A federação estadual busca, com essa medida, trazer maior transparência ao processo de escolha da arbitragem, especialmente após uma série de polêmicas envolvendo decisões controversas durante os jogos do Campeonato Carioca. A FERJ já havia determinado que todos os jogos com um dos quatro grandes envolvidos teriam árbitro de vídeo, uma revisão nas medidas inicialmente previstas no regulamento.
O Vasco, em particular, expressou descontentamento com algumas decisões arbitrais, formalizando um pedido para que o árbitro de uma das partidas não apitasse mais seus jogos. Na última rodada, após a derrota para o Nova Iguaçu, a própria Federação informou que o árbitro da partida seria retirado das escalas, evidenciando a importância de medidas para melhorar a qualidade e imparcialidade da arbitragem no estadual.
Veja também:
Veja o comunicado da FERJ para o jogo Vasco x Flamengo:
“Para o Clássico dos Milhões, a Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro convidou Vasco e Flamengo para reunião às 14h30 na sede da entidade. O Departamento de Arbitragem (DEAF-RJ) apresentará currículos de árbitros para os representantes dos clubes que, de posse desse dados, analisarão e indicarão nomes para sorteio. Caso haja consenso entre os clubes em torno de um só árbitro, o sorteio será dispensado, ficando este escalado para a partida. O sorteio, se necessário, será aberto à imprensa”.
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.