Após derrota do Vasco, TJD-RJ toma decisão importante

Vasco
Foto: Reprodução

A Procuradoria do Tribunal de Justiça Desportiva do Rio de Janeiro (TJD-RJ) irá denunciar os jogadores Cayo Tenório e Gabriel Pinheiro, do Nova Iguaçu, pelas entradas duras em Rossi, atacante do Vasco, durante a partida recente.

O portal ge apurou que a denúncia se baseia na gravidade dos lances, que passaram despercebidos pelo árbitro João Marcos Gonçalves Fernandes.

Em dois momentos distintos, os jogadores do Nova Iguaçu protagonizaram lances que resultaram em faltas não assinaladas pelo árbitro.

No primeiro, aos 25 minutos do primeiro tempo, Cayo Tenório acertou a canela de Rossi, que já estava amarelado.

Foto: Reprodução

O atacante do Vasco, após o incidente, mostrou o machucado na canela.

Foto: Reprodução

No segundo tempo, outra jogada polêmica: Gabriel Pinheiro aplicou uma tesoura em Rossi, e mais uma vez o árbitro não marcou falta. O atacante do Vasco acabou se lesionando e foi substituído em sequência.

O Código Brasileiro de Justiça Desportiva, em seu artigo 58, permite que a Procuradoria denuncie atletas com base em imagens quando não há manifestação do árbitro sobre lances graves.

A presunção de veracidade da súmula e do relatório do árbitro não é absoluta, e a Procuradoria pode utilizar a imagem como meio de prova.

Árbitro de Nova Iguaçu x Vasco pode ser punido

Importante ressaltar que não está prevista uma denúncia contra o árbitro João Marcos Gonçalves Fernandes, que já foi afastado pela FERJ devido a “falhas gritantes na parte disciplinar“.

A decisão de afastamento ocorreu uma hora após o término da partida, evitando uma dupla punição ao árbitro.

O Vasco no Campeonato Carioca tem enfrentado diversas polêmicas de arbitragem. Na primeira partida, o clube solicitou punição ao jogador Matheus Lucas, atacante do Boavista, por uma cotovelada em Manuel Capasso.

Após o jogo contra o Bangu, o Vasco pediu o afastamento do árbitro Tarcizo Pinheiro Caetano de partidas envolvendo o clube, que também foi afastado pela federação carioca para passar por um processo de reciclagem.

O Gigante da Colina volta a campo no domingo (04), num clássico contra o Flamengo no Maracanã, às 19h.