Campeonato Carioca 2024: Vasco faz primeiro clássico da competição

Campeonato Carioca 2024
Foto: Alexandre Vida/Flamengo

A Federação de Futebol do Rio de Janeiro (Ferj) anunciou nesta segunda-feira os detalhes do aguardado Campeonato Carioca 2024, após reunião com os clubes da Série A. O formato da competição seguirá o mesmo adotado na última edição, com doze equipes disputando uma fase de pontos corridos. Os quatro melhores colocados avançarão para as semifinais. A abertura está programada para os dias 17 e 18 de janeiro.

Na reunião, presidida por Rubens Lopes, estiveram presentes representantes dos principais clubes cariocas, incluindo Thairo Arruda, CEO do Botafogo, e os presidentes Rodolfo Landim, do Flamengo, e Mario Bittencourt, do Fluminense. O Vasco, por sua vez, enviou membros do departamento jurídico.

O Cruzmaltino enfrentará o Boavista entre os dias 17 ou 18 de janeiro.

O aguardado primeiro clássico da competição está marcado para a sexta rodada, quando Flamengo e Vasco se enfrentarão, provavelmente no dia 3 ou 4 de fevereiro.

Foto: X (Twitter) Rádio Brasil

Campeonato Carioca 2024 terá regras rígidas e arbitragem monitorada

Uma novidade nas regras é a exigência de escalação do elenco principal a partir da quarta rodada, impondo punições financeiras, incluindo a perda da cota dos direitos de transmissão, para quem descumprir essa determinação.

Além disso, a atuação dos árbitros em alguns jogos do Campeonato Carioca 2024 será monitorada pela empresa francesa Good Game, especializada em checar trabalhos de arbitragem. A consultoria, já utilizada pelo Botafogo no Brasileirão, trará uma análise criteriosa para garantir a qualidade das decisões arbitrais.

Nos clássicos, semifinais e final, a presença do árbitro de vídeo (VAR) será uma realidade, e os clubes terão a opção de solicitar o recurso em outras partidas, desde que o estádio esteja de acordo com os padrões estabelecidos pela Comissão Internacional de Arbitragem.