A 777 Partners tem enfrentado um inesperado problema por conta de sua forma de administrar o Vasco e outros clubes de sua carteira.
Recentemente, a empresa estadunidense resolveu comprar o Everton-ING, tradicional equipe da Premier League numa transação bilionária.
Contudo, após o Cruzmaltino ter sofrido um transfer ban da FIFA por conta de uma dívida de aproximadamente R$ 25 milhões, os ingleses estão receosos de continuar o negócio.
Três clubes – Lille da França, Nacional do Uruguai e Atlético Tucumán da Argentina – notificaram o órgão regulador do futebol mundial que não haviam recebido taxas por Léo Jardim, Puma Rodríguez e Manu Capasso respectivamente.
Veja também:
777 Partners tem tido problemas de fluxo de caixa
O Vasco, que tem 70% de propriedade da 777 Partners, perdeu o prazo para concluir os pagamentos dos três negócios antes de ser sancionado pela FIFA. O comunicado foi o seguinte:
O clube Vasco da Gama está atualmente impedido de registrar novos jogadores devido a uma dívida pendente. A proibição relevante será levantada imediatamente após a liquidação da dívida ser confirmada pelo credor em causa.
Embora a janela de transferências brasileira esteja fechada até janeiro, dando ao Gigante tempo para fazer os pagamentos atrasados e suspender a proibição, sua situação levanta mais questões sobre os recursos do 777 Partners enquanto ele tenta comprar o Everton do empresário britânico-iraniano Farhad Moshiri.
A empresa tem sede em Miami e já atrasou um pagamento de £ 900.000 à Liga Britânica de Basquete este ano , o que levou a uma investigação em andamento da BBL sobre seus coproprietários.
A 777 Partners precisa da aprovação da Premier League, da Associação de Futebol e da Autoridade de Conduta Financeira para completar sua aquisição do Everton.
O acordo para a participação de 94,1% de Moshiri é considerado baseado no desempenho, sendo improvável que o bilionário britânico-iraniano receba os £ 500 milhões que procurava para o clube, mas 777 ainda precisa fornecer prova de financiamento à Premier League, reembolsar um empréstimo de £ 140 milhões para a MSP Sports Capital e garantir os aproximadamente £ 200 milhões necessários para concluir as obras no novo estádio do Everton em Bramley-Moore Dock.
O clube tem empréstimos pendentes superiores a £ 350 milhões, incluindo um recente de £ 20 milhões de libras da 777 para capital de giro de curto prazo, e enfrenta uma grave crise financeira, a menos que uma aquisição prossiga. Moshiri parou de apoiar o clube depois de investir mais de £ 750 milhões e ter tido pouca recompensa desde 2016.
Josh Wander e Steven Pasko, os co-fundadores do 777 Partners , e seu CEO, Don Dransfield, estiveram em Goodison Park no sábado para ver o Everton perder por 2×1 para o Luton , sua quarta derrota consecutiva na liga em casa, a pior sequência do clube desde o início de uma temporada em casa desde 1958.
A empresa de investimento tem sete clubes de futebol em seu portfólio além do Vasco. São eles: Genoa-ITA, Sevilla-ESP, Hertha Berlin-ALE, Standard Liège-BEL, Red Star-FRA e Melbourne Victory-AUS.
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.