Que o Vasco é um Gigante da América do Sul todo mundo sabe. O clube foi o primeiro brasileiro a ganhar um título internacional mostrando que o pioneirismo do Cruzmaltino é inesgotável.
Porém, o que pouca gente deve lembrar é que o CRVG também foi campeão do primeiro Campeonato Sul-Americano de 1948 que serviu como base para criar a Taça Libertadores alguns anos depois.
A própria Conmebol reconhece o patamar do Vascão mas alguns veículos da imprensa temem em ignorar. Contudo, o jornalista Rica Perrone tratou de colocar os ‘pingos nos is’ e enalteceu a conquista:
O Vasco é razoavelmente menosprezado pelas conquistas que tem. Por exemplo, ele é bicampeão da Libertadores só que o pessoal só considera um porque o outro tinha outro nome.
E se aprofundou ainda mais na resposta ao citar um rival:
É Libertadores, irmão. O Vasco ganhou. Mas ele não podia ter duas e o Flamengo ter uma, então se apagava a outra Libertadores do Vasco.
Veja a declaração completa abaixo:
Veja também:
Vasco venceu Sul-Americano de 1948 com o Expresso da Vitória
Um dos maiores esquadrões do futebol brasileiro é o chamado Expresso da Vitória, time que varreu o continente nas décadas de 40 e 50.
Integrado por nomes como o goleiro Barbosa, o atacante Ademir de Menezes, os meias Jair, Lelé, Isaías, Ely e Djalma, o ponta Chico, entre outros craques vascaínos, a equipe desbancou o poderoso River Plate de Di Stéfano para se sagrar campeão sul-americano invicto em 48.
Veja a reportagem conta a história desse título inédito:
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.