São Januário pode virar Patrimônio Histórico do Rio de Janeiro

Vasco
Foto: Divulgação Vasco

Que São Januário é um patrimônio e orgulho dos vascaínos surpreende um número de zero pessoas. Mas agora um projeto de lei pode transformar a casa do Vasco da Gama em um símbolo histórico, cultural e turístico do Rio de Janeiro.

Pelo menos, é o que pretende o deputado estadual Prof. Josemar (PSOL). O parlamentar protocolou na Assembleia Legislativa (ALERJ) um pedido para que a Colina Histórica seja reconhecida como um bem imaterial do estado.

Apresentamos o projeto de lei 1950/23 que declara o Estádio de São Januário como patrimônio histórico, cultural e turístico do Estado do Rio de Janeiro, em reconhecimento, especialmente, à história da sua existência desde a construção em 1927.

Prof. Josemar também classificou a decisão do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro (TJRJ) de interditar São Januário de uma medida absurda, elitista e preconceituosa.

Segundo ele, o Gigante da Colina tem direito de mandar seus jogos com público no local que é historicamente, um espaço de resistência , erguido pela comunidade da Barreira do Vasco.

Veja o vídeo completo abaixo:

MP e dirigentes do Vasco se reuniram por liberação de São Januário

São Januário está fechado desde o final de junho após uma derrota do Vasco para o Goiás que desencadeou uma confusão entre torcedores e policiais, os dirigentes do clube e procuradores do Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) se reuniram nesta quarta-feira (06).

No encontro, o Procurador Geral da Justiça, Luciano Mattos, disse que o encontro foi bem produtivo:

Estamos avançando para a celebração de um termo de ajustamento de conduta (TAC) com o Vasco. Devemos ter outra reunião na semana que vem.