Presidentes do Vasco e Fluminense se encontram para debater Maracanã

vasco
Foto: Twitter de Jorge Salgado

Com tantas dificuldades para conseguir jogar em São Januário, interditado desde os incidentes na derrota para o Goiás, no final de junho, o Vasco vinha buscando outras praças para alocar seus jogos.

E evidentemente, o Maracanã era a principal delas. Mas o imbróglio envolvendo a disputa com Flamengo e Fluminense, gestores do Maior do Mundo, vinha trazendo transtornos com os clubes rivais.

Visando uma tentativa de aparar as arestas, o presidente tricolor, Mário Bittencourt, almoçou com o mandatário vascaíno Jorge Salgado. Após o encontro em um restaurante no Leblon, o dirigente resumiu assim a conversa:

Eu tive um almoço com o Jorge Salgado (presidente do Vasco) e com a concordância do Rodolfo Landim (presidente do Flamengo). Falei que iria almoçar com o Salgado. Almoçamos, eu disse que não havia nenhuma animosidade com o Vasco, mas que precisávamos respeitar o contrato. Respeitar as condições técnicas do campo. Ninguém aqui é louco. Se Fluminense e Flamengo estiverem eliminados do campeonato e o Vasco no topo, obviamente que nós vamos ajeitar para vocês jogarem.

Vasco quer jogos ‘maracanizáveis’

Ainda segundo Bittencourt, o Vasco gostaria de ter mais jogos no Maracanã e relatou assim:

Salgado falou que queria jogar jogos maracanizáveis lá e os não maracanizáveis em São Januário. Eu entendi o conceito: “A gente se arrebenta lá, na pandemia, segurou estádio na pandemia, jogamos jogos deficitários de Estadual quarta-feira à noite, a gente custeia o estádio e você joga a partida que acha que vai ter prejuízo no Maracanã em São Januário. Aí quando você quer, um jogo que você acha que vai encher, você joga no Maracanã. É isso que você quer? Ele respondeu: “É isso, lógico. Não vou jogar no Maracanã para ter prejuízo”.

Aí se concretizou na nossa cabeça o fato que somos os gestores do estádio, passamos todas as agruras para manter o estádio de pé. O Maracanã só está aí sendo utilizado e funcionando porque tem dois clubes que ficaram esse período todo jogando. Se Botafogo jogasse no Engenhão e Vasco em São Januário, com Fluminense e Flamengo em outro canto, o Maracanã poderia ter virado outra coisa. O Vasco jogou a Libertadores de 1998 inteira em São Januário. Jogou aquela final (Brasileiro de 2000) com o São Caetano em São Januário. Só jogou no Maracanã depois porque a grade desabou.

Por fim, o tricolor declarou:

Ele é um cara muito legal o Salgado, educado. Falou em avançar, ver quantos jogos davam pro Vasco jogar no Maracanã no ano. Falamos em dez, doze, dependendo também das situações de Flamengo e talvez avançar a ideia com o Botafogo para usar o Engenhão.

Com São Januário interditado e o Maracanã fechado para arrumar o gramado visando a final da Copa do Brasil, o clássico entre Vasco x Fluminense acontecerá no Estádio Nílton Santos. A partida está marcada para a tarde do dia 16 de setembro (sábado), às 16h, pela 23ª rodada do Campeonato Brasileiro.