Maracanã: Governo do Rio não possui data para edital; entenda!

Vasco, Maracanã
Foto: Divulgação Vasco

O Maracanã é de todos. Ou pelo menos, deveria ser. Há algum tempo, o Governo do Estado do Rio de Janeiro tem renovado uma concessão temporária à dupla Flamengo e Fluminense pela gestão do mais mítico estádio do futebol mundial.

Há quem diga se tratar de uma decisão arbitrária e sem embasamento técnico principalmente após o Tribunal de Contas do Estado do Rio de Janeiro (TCE-RJ) autorizar que as autoridades estaduais façam uma licitação para todo o complexo da área.

Mas para que isso aconteça é preciso que Secretaria de Estado da Casa Civil faça os ajustes necessários no edital e apresente uma data para receber as propostas. O processo está paralisado há quase um ano.

Entre as normas que o TCE-RJ determinou para uma nova licitação estão:

  • Incluir nos autos do processo estudo que resultou no valor mínimo pedido para os investimentos no local;
  • Que o Estado seja responsável por definir os indicadores e as metas de desempenho a serem alcançados pela concessionária vencedora;
  • Definição de uma fórmula para cálculo do desempenho geral da concessionária no caso de não ser possível contabilizar algum indicador e avaliação da qualidade do serviço prestado.

Por conta de todas essas normas, o Governo do Estado respondeu ao site Máquina do Esporte que precisará se adequar e por isso, não uma data definida:

A decisão do Tribunal autoriza o processo mediante algumas determinações, que serão atendidas. Após realizar os ajustes, o Governo do Estado irá definir nova data para apresentação das propostas dos interessados e a retomada do processo.

Secretaria de Estado da Casa Civil

Vasco tem interesse na gestão do Maracanã

Por conta de todos esses ajustes, é provável que a gestão do Maracanã permaneça com a dupla Fla-Flu pela décima vez consecutiva com vem acontecendo desde abril de 2019. A concessão temporária atual termina em 23 de outubro.

O Vasco permanece como uma parte interessada na gestão do Maior do Mundo. O clube tem seu departamento de futebol administrado pela 777 Partners e a empresa estadunidense tem a parceria da WTorre, cuidadora do estádio do Palmeiras, o Allianz Parque, e a Legends, uma das principais companhias de arenas do planeta que assinou contrato com o Real Madrid para gerir o Santiago Bernabéu por 25 anos.