Vasco é condecorado pelo presidente de Portugal

vasco
Foto: Pedro Rocha / Global Imagens

Nesta sexta-feira (01), o Presidente da República de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa, atribuiu ao Club de Regatas Vasco da Gama a categoria de Membro Honorário da Ordem do Infante Dom Henrique.

Tal reconhecimento foi imposto pelo embaixador Luís Faro Ramos, no Consulado-Geral de Portugal no Brasil, localizado na cidade do Rio de Janeiro.

Com raízes luso-brasileiras, o Vasco leva o nome do navegador português que descobriu o caminho marítimo para a Índia e celebrou 125 anos de história no último dia 21 de agosto.

Por conta disso, o presidente Marcelo Rebelo de Sousa outorgou essa honraria ao Gigante da Colina e chegou a ligar pessoalmente para Jorge Salgado, mandatário atual do Cruzmaltino para dizer que “talvez não exista no mundo outra instituição com tamanho alcance na propagação da história e da cultura portuguesa”.

Confira a nota da Embaixada sobre o Vasco na íntegra:

“Pela sua história, o Clube de Regatas Vasco da Gama – “o time que venceu o racismo” – constitui, a partir do Rio de Janeiro, uma referência incontornável para todos os desportistas, incluindo em Portugal.

No dia 21 de agosto de 2023, a celebração do 125º Aniversário do Vasco da Gama levou-nos a percorrer as nossas melhores memórias e a projetar valores nobres como a tolerância e a não discriminação, muito além do desporto,
partilhados com torcedores de todos os clubes brasileiros e portugueses.

A este fato, não serão alheias as raízes luso-brasileiras do clube e a sua ligação às comunidades portuguesas no Brasil, sendo a sua designação um tributo ao navegador Vasco da Gama, que a partir de Lisboa descobriu o
caminho marítimo para a Índia, onde chegou em 1498.

Neste contexto, Sua Excelência o Presidente da República, Grão-Mestre das Ordens Honoríficas portuguesas, decidiu, em reconhecimento pela rica história do clube, condecorar o Vasco da Gama com categoria de Membro Honorário da Ordem do Infante Dom Henrique.”