Nesta quarta-feira, dia 23 de agosto, o clube feminino de futebol do Vasco completa 100 anos de história! No mesmo ano que os lendários Camisas Negras, sócias e torcedoras vascaínas se reuniram para a criação do Sport Club Feminino Vasco da Gama.
Mesmo que de uma forma não-oficial, a agremiação era filiada ao clube, e treinava no campo da Rua Morais e Silva, na Tijuca, o mesmo local era utilizado pelo time vascaíno. Seis anos depois, elas puderam utilizar a cruz de malta no uniforme e representar o Gigante da Colina de forma oficial.
Infelizmente em 1941, o governo Getúlio Vargas proibiu o futebol feminino no Brasil, encerrando por completo as atividades da agremiação feminina.
O clube feminino só retornou a São Januário na década de 90, onde teve as conquistas do tetracampeonato brasileiro e o surgimento de grandes craques como Pretinha e Marta.
O clube feminino do Vasco atualmente
As Meninas da Colina entram em campo oficialmente a partir do dia 23 de setembro, pelo Campeonato Carioca. Ainda não há adversário definido pois ainda não houve a conclusão das fases premilinares.
Após o término da primeira fase, a tabela será definida após o dia 17, data da última rodada das preliminares do Estadual.
O clube teve recentemente o retorno da artilheira Anny Marabá, que irá reforçar o Vasco nesta competição.
Veja também
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.