Por Diogo Nogueira – Atualmente, a equipe do Vasco da Gama é extremamente frágil mentalmente. É só vermos que o time comandado por Maurício Barbieri não venceu uma partida dentro de casa até aqui, ou seja, não soube lidar com a responsabilidade de ganhar em São Januário. Para fazer um campeonato minimamente seguro, cumprir com o dever de casa é necessário. Sendo que, em partidas contra o Bahia e Santos, o cruzmaltino se perdeu na busca pelo resultado quando saiu atrás do placar. Isso tem que ser evitado ao máximo. Para isso, o ideal é a chegada de reforços mais qualificados, capazes de elevar o espírito do Gigante, o volante Fernando se mostra esse cara. A sua carreira é vencedora, seus números de gols e assistências podem não ser tão animadores, mas ele foi titular em todos os clubes europeus que passou e demonstrou competitividade de sobra em campo.
A contratação de Fernando precisa ser priorizada para o bem do Vasco nesta temporada e também pensando futuramente. O Vasco pode arcar com a compra de um jogador como o Fernando, que há anos atua na Europa e foi campeão da Liga Europa três vezes? Difícil pensar nisso por conta da própria 777 ter lamentado o prejuízo que foi a eliminação bem cedo na Copa do Brasil. Mas tudo é uma negociação. De acordo com as últimas notícias que saíram, o jogador gostou do projeto e deseja voltar ao Brasil. Se ele pediu um contrato de dois anos, ofereça isso, é aceitável. Só no Porto, Fernando jogou por sete temporadas. No Manchester City, treinado por Pep Guardiola, ficou por três temporadas. No Galatasaray, atuou normalmente durantes duas temporadas. E no Sevilla, acabou de completar sua quarta temporada em 2022/2023. Então é lógico que 1 ano e meio não soou atrativo para ele, que é um jogador que tem o costume de ficar por um bom tempo em um clube.
Fernando é aquele atleta cascudo que o Vasco da Gama precisa, é regular e consistente. Ele pode suprir a carência do Vasco por um camisa 5. Claro que o cruzmaltino também necessita de meia armador e zagueiro, para isso, os nomes de Lanzini e Lyanco estão sendo bastante especulados. No entanto, ao meu ver, Fernando tem que ser tratado como prioridade, pois é um volante de boa marcação que torna a defesa mais protegida, isso é uma deficiência evidente nesse time do Vasco. Creio que Léo Pelé, Capasso, Bambu e Miranda nem são tão ruins como tanto dizem, se eles tivessem alguém mais preparado na frente a história seria outra. O que temos na equipe de hoje? Rodrigo, Zé Gabriel, Matheus Carvalho. Não tem como ser competitivo assim.
A mentalidade e a confiança do time cruzmaltino precisa ser o foco, a experiência de Fernando, suas conquistas na carreira é algo significativo para levantar o ânimo. Como ele demonstrou em Portugal, na Inglaterra e na Espanha, o jogador de 35 anos pode entregar técnica e qualidade na saída de bola, mas acima de tudo, LIDERANÇA. Quem tem essa virtude no elenco atual do Gigante da Colina é Léo Pelé e talvez Léo Jardim, mas o fato é que não tem funcionado. Dessa forma, sem um líder para atentar a importância do coletivo, o grupo sai dos eixos e fica desconexo. O clube carioca DEVE arrumar isso na janela de transferências que vai abrir dia 3 de julho.
A opinião de um artigo assinado não reflete necessariamente a opinião do site, é o ponto de vista exclusivo do autor que elaborou o artigo.
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.