Club de Regatas Vasco da Gama

RACISMO AQUI NÃO✊?! Club de Regatas Vasco da Gama vai cobrar esclarecimentos de benemérito

O Club de Regatas Vasco da Gama é uma das maiores entidades na luta contra o racismo seja no futebol ou fora dele. Por isso, a notícia envolvendo um benemérito ofendendo um segurança de restaurante nas ruas de Ipanema, no Rio de Janeiro não combina com a sua belíssima história.

Assim sendo, o Vasco cobrará explicações de Aloysio Augusto, de 83 anos, que está sendo investigado pela polícia após ser acusado de chamar o rapaz de nomes como “neguinho“, “favelado” e “vagabundo“.

Lucas Rodrigues Neves, de 22 anos, diz que Aloysio se incomodou por causa de um banco colocado do outro lado da sua calçada, para que o segurança ficasse bem localizado e pudesse ver o restaurante e seu entorno.

Segundo o jovem, o filho do benemérito vascaíno, identificado pelo primeiro nome, Adriano, também usou os mesmos termos pejorativos. Veja as palavras ditas a Lucas, que já foi à delegacia duas vezes:

Esse banco aqui é coisa de vagabundo, você não está trabalhando, tire o banco daqui e vá para o outro lado da calçada, você tá fazendo daqui de favela, eu não quero esse banco aqui.

Apesar do acontecimento ter ocorrido fora do Vasco, já que Aloysio está afastado por problemas de saúde, ele pode ser punido porque o clube exige que seus Grandes Beneméritos tenham postura moral ilibada.

Veja o vídeo sobre a reportagem do RJTV da Rede Globo:

Club de Regatas Vasco da Gama é pioneiro na luta contra o racismo

Como citado anteriormente, uma das maiores bandeiras do Club de Regatas Vasco da Gama é a luta antirracista.

Um dos maiores títulos de sua história é fora dos gramados quando a instituição se posicionou contra os rivais em 1924 que queria excluir os jogadores pretos de seu plantel um ano depois do primeiro título carioca conquistado pelo Gigante da Colina.

Esse episódio ficou conhecido como a Resposta Histórica e criou o alicerce para que pessoas pretas pudessem praticar o futebol.