Absurdo! Livro contraria a história da luta do Vasco contra o racismo e enaltece Flamengo

Vasco

Qualquer conhecedor de futebol e história reconhece o nome do Vasco como pioneiro na luta contra o racismo no esporte. Recentemente, comemoramos 99 anos da Resposta Histórica, um marco dessa causa.

No entanto, uma editora e um autor acharam por bem ignorar esses fatos e colocaram uma falácia envolvendo o Flamengo.

Para a editora FTD e o autor Cândido Grangeiro não seriam os Camisas Negras de 1923 os principais responsáveis por vencer o racismo no futebol e sim o rival quando contratou os craques Leônidas ‘Diamante Negro’ da Silva e Domingos da Guia em 1930.

O Vascaino.net entrou em contato com os autores dessa inverdade, mas até o fechamento da matéria não obteve resposta.

Vasco é pioneiro na luta contra o racismo no futebol

O lugar que o Vasco da Gama ocupa na elite do futebol brasileiro tem a marca gloriosa do time conhecido como os Camisas Negras que, em 1923, com uma campanha arrasadora (11 vitórias, dois empates e apenas uma derrota), conquistou o primeiro titulo de campeão carioca de sua História.

Com o uniforme preto – ainda sem a faixa diagonal – de gola branca e com uma cruz vermelha, semelhante à da Ordem de Cristo, no lado esquerdo do peito, Nélson, Leitão e Mingote; Nicolino, Claudionor e Artur; Paschoal, Torterolli, Arlindo, Cecy e Negrito foram os 11 vascaínos abusados, pretos e pobres, que quebraram definitivamente a hegemonia de América, Fluminense, Botafogo e Flamengo, clubes nos quais atuavam somente jogadores brancos.

Esses pioneiros deixaram claro, com a conquista do Carioca daquele ano, que o Vasco chegava não apenas para se transformar em um dos gigantes do esporte nacional, mas, sobretudo, para romper preconceitos e ajudar o futebol a ganhar dimensão de hoje.