Galarza vai se apresentar à seleção paraguaia; jogador foi alvo de polêmica recente

Convocado para a seleção do Paraguai para os amistosos FIFA do mês de março, o volante Matías Galarza foi o personagem de uma recente discussão sobre sua atuação no Vasco.

Isso porque o técnico Maurício Barbieri resolveu escalar o jogador de 19 anos para a primeira partida contra o Flamengo na semifinal do Campeonato Carioca. Com a saída de Rodrigo, o time perdeu força na marcação e o craque rubro-negro Arrascaeta foi soberano na vitória por 3×2.

À época, Barbieri deu a seguinte declaração:

O Matías a gente já tinha usado contra o Botafogo. Entrou bem, abrimos o placar, acabamos tomando gol num rebote. O Galarza vinha treinando bem, fez um bom jogo no primeiro tempo. A ideia era preservar um pouco o Alex, para não marcar o lateral, deixá-lo próximo ao Pedro, aproveitar mais, como foi no segundo gol, um contra-ataque, aproveitar a chegada dele na frente.

Com a eliminação confirmada ontem após nova derrota, dessa vez por 3×1 para o arquirrival, Galarza vai para a seleção paraguaia sem saber muito sobre o seu futuro na Colina.

Veja os números de Matías Galarza no Carioca 2023:

  • 7 JOGOS
  • 69 PASSES (56 CERTOS)
  • 9 FINALIZAÇÕES (4 CERTAS)
  • 7 DESARMES

Jovem vem de uma família de boleiros

Galarza é membro de uma família proeminente no cenário esportivo paraguaio e boliviano, conhecida como a “dinastia Galarza” composta, em grande parte, por goleiros de três gerações diferentes.

O Vasco se apaixonou por Galarza à distância e em silêncio pela primeira vez em março de 2019. Nessa época, o meia participou de três dos nove jogos da equipe sub-17 do Paraguai no Sul-Americano, no Chile, e jogou por 179 minutos.

Alexandre Falbo, coordenador do Centro de Captação do Vasco no Rio de Janeiro naquele momento e hoje no Corinthians, observou o torneio e fez as primeiras anotações positivas sobre o jovem jogador que parecia ser intenso e não se cansava facilmente.

No entanto, o desempenho de Galarza dentro das quatro linhas não se mostrou suficiente para o Vasco nos últimos jogos visto que nem foi relacionado para os jogos contra ABC, pela Copa do Brasil, e Flamengo, na volta da semifinal do Carioca.

Assim sendo, o volante pode vir a ser usado como moeda de troca visando maiores reforços para o restante da temporada cruzmaltina.