Por Diogo Nogueira – O meio-campo do Vasco ganhou um reforço já conhecido pela torcida, o nome dele é Andrey Santos. Com isso, há a possibilidade do meio-campo cruz-maltino ser formado por Andrey, Jair e Marlon Gomes. É o meio-campo dos sonhos para a torcida vascaína? Bom, é uma ideia no mínimo interessante, o elenco do Gigante está criando forma, ganhando qualidade e competitividade. Mas vamos lá, esse trio ainda é uma hipótese que PODE dar certo, o único que tem jogado de fato sob comando do Barbieri é o Jair. Os três jogadores que formam o meio-campo do Vasco hoje são Rodrigo (Barros), Jair e Alex Teixeira (Nenê).
O atual setor de meio-campo da equipe tem feito um bom trabalho até aqui, nada excepcional, mas tem sido regular no Carioca. Contudo, convenhamos que se trata de uma competição de baixo nível, não dá para ter como parâmetro. Por isso, é necessário que Jair tenha jogadores com qualidade técnica o bastante ao seu lado, Andrey e Marlon podem entregar isso. Há pelo menos dez anos o Vasco não tem a perspectiva de um meio-campo tão bem qualificado para disputar competições nacionais, no entanto, a questão também é que a joia que está vendida para o Chelsea está garantida no cruz-maltino em poucos jogos na temporada, então de qualquer forma será preciso de um bom substituto para o cria da base forte. Recém promovido ao profissional, Barros está à disposição, pode estar nascendo uma outra grande revelação.
Vamos relembrar alguns volantes e meias “pavorosos” que deixaram a torcida do Vasco com o estresse em dia nos últimos anos: Lucas Mineiro, Richard, Willian Maranhão, Wellington, Pedro Ken, Escudero, Jhon Cley, Felipe Bastos, Bruno César etc.. E ai? Sem dúvidas, veremos o Gigante mais bem representado no meio. Andrey e Marlon Gomes, jovens de 18 e 19 anos, respectivamente, podem proporcionar outros tempos junto com o Jair, atleta mais experiente de 28 anos. Se trata das duas maiores joias do Vasco no momento do lado de um dos melhores volantes do Campeonato Brasileiro 2021, edição em que saiu com o título. Como não se animar?
Agora, há uma questão a ser discutida: Como encaixar uma formação para esses três jogadores que estão acostumados a atuar na mesma posição, a de segundo volante? Primeiramente, o que deve ser priorizado por Barbieri é Jair como segundo volante, o ex-Galo domina completamente essa função, é o lugar que ele se encontra, não pode sair de lá de jeito nenhum. Dessa forma, Andrey teria que ocupar a vaga de primeiro volante, atuando mais recuado, porém seria possível pôr em prática a mesma ideia de sempre: A joia iniciando a saída de bola e se aventurando como elemento surpresa na pequena área. Quanto ao Marlon, o seu potencial é mais diferente, ele é mais ofensivo e habilidoso, o que possibilita o jovem ser escalado mais avançado sim. No momento em que o Vasco estiver com a bola nos pés, ele pode ser identificado como um 10. Então ficaria: Andrey, Jair e Marlon Gomes. Isso exige averiguação por parte do comando técnico para saber como Andrey e Marlon se comportarão.
Ao finalizar esse texto, opino que, mesmo com grande chance desse trio jogar poucas partidas juntos, em caso dessa meiuca funcionar o Vasco estaria inserido pelo menos no TOP 5 de melhores meios-campos do futebol brasileiro atualmente. Atrás apenas do Palmeiras, que tem Zé Rafael, Gabriel Menino e Raphael Veiga. Ainda tem o Flamengo, com Vidal, Everton Ribeiro e Arrascaeta. Em seguida, vem o Fluminense, que tem jogadores como André e Ganso no meio-campo. Por fim, o Corinthians também tem um dos melhores, com Renato Augusto como grande destaque. Com Andrey, Jair e Marlon, o setor do Gigante da Colina estaria em ótimas condições de competir contra os que listei.
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.