Atenção torcedor vascaíno! Já pode marcar na agenda o seu compromisso para o Carnaval de 2023! Dia 25 de fevereiro (sábado), a Escola de Samba União Cruzmaltina se apresentará na Intendente Magalhães, durante o segundo dia de desfiles da Série Prata. Mas o principal objetivo é conquistar uma vaga para o desfile na Marquês de Sapucaí em 2024.
A escola da torcida do Vasco será a nona a se apresentar no segundo dia de desfiles. A agremiação vencedora de cada dia (também haverá desfiles na sexta-feira, dia 24 de fevereiro) será promovida para a Série Ouro no ano seguinte.
O enredo da União Cruzmaltina para 2023 é uma homenagem a uma das figuras mais respeitadas da história do Vasco, Pai Santana, falecido em 2011. A ideia de cantar sobre esse símbolo vascaíno nasceu em uma mesa de ifá (jogo de búzios). Alguns integrantes que estavam na mesa disseram que o próprio Santana se comunicou através dos búzios e todos imediatamente acataram a ideia.
Como surgiu a escola de samba?
A história da União Cruzmaltina começa com um grupo de torcedores do Vasco que se reuniam para cantar e dançar samba nos jogos do clube. Com o tempo, esses mesmos fãs decidiram fundar uma escola de samba que representasse a paixão pelo time e pela cultura musical.
Em atividade desde 2019, foram vice-campeões no último ano na Série Bronze e conquistaram o acesso à Série Prata do Carnaval do Rio de Janeiro, estando agora a apenas um passo de desfilar na Marquês de Sapucaí.
Confira abaixa a ordem completa para o desfile do dia 25 de fevereiro (sábado):
- Botafogo Samba Clube
- Curicica
- Renascer
- Sereno de Campo Grande
- Arame de Ricardo
- Santa Marta
- Império da Uva
- Dendê
- União Cruzmaltina
- Diversidade
- Cubango
- Alegria da Zona Sul
- Olaria
- Arrastão de Cascadura
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.