A vitória por 2 a 0 em cima do Botafogo mostrou aspectos positivos e negativos do Vasco. Serviu para ligar o sinal de alerta em algumas situações e apaziguar outras. O Vascaino.net esteve presente no estádio, através do jornalista Fabio Torres, e traz algumas análises sobre o confronto contra o Glorioso que aconteceu nesta quinta-feira no Maracanã.
Precisa melhorar muito para disputar o Campeonato Brasileiro
É bom destacar de cara que o Vasco precisa melhorar muito para disputar a Série A. O time que venceu o Glorioso não faria uma campanha tranquila no Brasileirão. É uma equipe que tem algumas peças interessantes, mas falta qualidade. Principalmente no sistema ofensivo. Não tem criatividade.
Cadê o camisa 10?
O time precisa urgentemente de um camisa 10, que chame a responsabilidade e organize o jogo. O time roda, roda e roda e não tem uma peça para dar um passe decisivo. Para quebrar a defesa adversário com dribles. Necessita de um cara para participar ativamente do jogo. O Alex Teixeira evoluiu demais, mas não é este organizador que o Gigante da Colina está precisando.
Zagueiros armadores
Parece que os zagueiros do Vasco são os armadores do time. O Léo, que tem bastante qualidade técnica, é o único que quebra linhas com os passes profundos. Foi o articulador do time novamente contra o Botafogo. Diante o Fluminense foi a mesma coisa. A bola passa demais por ele.
Tudo bem que ele tem qualidade, mas não pode ser o principal articulador do time. Não dá para colocar a responsabilidade de organizar o time nas costas de um defensor. A 777 tem que contratar logo um 10.
Bolas paradas
Se o Nenê não está em campo, as bolas paradas do Vasco são nulas, seja escanteios ou faltas. O Vasco não leva perigo ao adversário neste fundamento. É preciso contratar um jogador que seja especialista ou treinar mais, porque o time está desperdiçando muitas oportunidades boas. Bastou o Nenê entrar em campo que colocou a bola na cabeça do Pedro Raul.
Alex Teixeira
É preciso enaltecer a evolução do cria da colina. Esteve muito mal na última temporada. Não ajudava em nada, mas está mostrando que pode ser útil. Foi bem demais contra o Fluminense e fez um gol importantíssimo contra o Botafogo. ”Ganhamos” um reforço para o restante da temporada.
Pedro Raul
Apesar de ter feito o segundo gol, o Pedro Raul está devendo. Perdeu um gol claro contra o Fluminense e dois mais claros ainda contra o Botafogo. O jogo estava encardido contra o Glorioso, a bola não entrava de jeito nenhum, e o camisa 9 perde um gol sem goleiro? Não dá. Não foi um gol mais ou menos difícil. Era um gol SEM GOLEIRO. Não pode perder.
Chegou a hora do Gabriel Pec se firmar de vez – É só manter
Chegou o momento do Gabriel Pec se tornar o jogador que todo mundo espera. Está fazendo um Campeonato Carioca de ”gente grande”. Se mantiver o nível, será titular absoluto na temporada inteira. Ninguém vai tirar a vaga dele. Vale dizer que o Pec só tem 21 anos de idade e pode evoluir ainda mais.
Jogadores que têm mostrado o seu valor para a Série A
Alguns atletas do Vasco têm mostrado força para disputar a primeira divisão, principalmente no sistema defensivo. Nomes como Pumita, Léo e Piton estão se destacando e são bem regulares. Participam defensivamente e ofensivamente.
O volante Jair é um jogador carimbado e foi bem quando acionado. Alex Teixeira vem se mostrando útil, Pedro Raul tem qualidade para melhorar e ser o ”camisa 9” que a gente tanto espera e o Gabriel Pec é só manter o nível de atuação.
Garotos estão mostrando personalidade
Dois jovens foram utilizados por Maurício Barbieri nos clássicos e não sentiram a pressão – Rodrigo e Barros. O primeiro até errou contra o Fluminense, mas fez um partidaço. Merece oportunidades. Barros fez boas atuações e deve ser cada vez mais usado. O Gigante da Colina ganhou duas peças que parecem interessantes para disputar a primeira divisão.
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.