Fortaleza, Santos, Juventude e Vitória tropeçam; cenário da próxima rodada pode beneficiar cruzmaltino mesmo sem vitória
Por Alvaro Tallarico
A 11ª rodada do Campeonato Brasileiro terminou com um alívio para o torcedor vascaíno. Mesmo com a derrota por 2 a 0 para o Red Bull Bragantino em São Januário, o Vasco contou com a combinação perfeita de resultados ruins dos concorrentes diretos e fechou a rodada na 15ª colocação, fora da zona de rebaixamento.
O time de Fernando Diniz permanece com 10 pontos, empatado com Vitória (16º) e Fortaleza (17º), mas à frente nos critérios de desempate. Santos (18º) e Juventude (19º) seguem com 8 pontos, enquanto o Sport Recife (20º) amarga a lanterna com apenas 3.

A rodada foi generosa com o Vasco. Todos os adversários diretos na briga contra o Z-4 fracassaram:
- Fortaleza levou 5 a 0 do Urubu
- Santos perdeu por 1 a 0 para o Botafogo em casa
- Juventude foi derrotado pelo Grêmio por 2 a 0
- Vitória empatou sem gols com o Corinthians
Com isso, ninguém ultrapassou o Cruzmaltino na tabela. Como se diz no futebol, “mais sorte que juízo”.
Próxima rodada
Na 12ª rodada, o Vasco visita o São Paulo, no Morumbi, e pode até permanecer fora da zona de rebaixamento mesmo sem vencer. Isso porque:
- Fortaleza e Santos se enfrentam, ou seja, pelo menos um deles deixará de somar três pontos.
- Vitória enfrenta o Cruzeiro, e uma derrota mantém o time baiano abaixo.
- Juventude não joga, o que garante que não ultrapassará o Vasco.

O cenário ainda é preocupante, mas a tabela dá ao Vasco a chance de se manter vivo e respirar fora do Z-4 mesmo com resultados modestos. No entanto, a sequência da competição exige mais do que sorte: o time precisa começar a vencer.
Leia mais
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.