Vasco x fluminense

Vasco x Fluminense: Sem Coutinho, Diniz prepara substituto para surpreender

Recuperado, atleta é observado nos treinos e pode ganhar minutos no clássico; técnico quer aproveitar visão de jogo e refinar a construção ofensiva do Vasco

Por Alvaro Tallarico

Dimitri Payet treinou normalmente neste domingo (18) com o restante do elenco do Vasco e está muito perto de voltar a atuar. O francês, que vinha realizando trabalhos de transição física, pode ser relacionado para o jogo contra o Operário, pela Copa do Brasil, ou mesmo aparecer como titular já no clássico contra o Fluminense, pelo Campeonato Brasileiro.

Apesar de ainda não cravar o retorno, Fernando Diniz demonstrou otimismo com a evolução do meia e deixou clara a vontade de utilizá-lo assim que possível. Segundo apuração, a tendência é que o camisa 10 entre aos poucos, ganhando minutos progressivamente.

Payet. Foto: Daniel RAMALHO/VASCO
Payet. Foto: Daniel RAMALHO/VASCO

Como Diniz pretende usar Payet

No modelo de jogo de Fernando Diniz, que exige aproximação, posse de bola e visão criativa, Payet pode se encaixar como uma luva. O francês deve atuar mais centralizado, atrás de Vegetti, no lugar de Coutinho na função de “pensador” do meio-campo, dependendo do adversário. Também é possível que Diniz o use partindo da esquerda para o centro, como fez em sua passagem anterior pelo Olympique de Marselha.

A ideia da comissão técnica é colocar Payet em condições de usar sua qualidade nos passes verticais e bolas paradas para destravar defesas fechadas, algo que o Vasco tem enfrentado com frequência. O treinador também trabalha para ajustar a parte física do jogador, a fim de que ele aguente o ritmo mais intenso que o modelo exige. O meia tem contrato com o clube até o fim de julho de 2025.

Payet, camisa 10 do Vasco
Foto: Dikran Sahagian/CRVG

Com o clássico contra o Fluminense se aproximando, a possibilidade de contar com Payet é alta. A torcida sabe que o novo técnico pode recuperar o melhor futebol do francês. A presença dele em campo representa não só talento, mas também um tipo de passe elevado para o elenco, que parece cada vez mais confiante sob o comando de Diniz.