Vasco único! Nike, Adidas e Puma se dividem no RJ, veja quem vai vestir cada clube em 2026

Nike fecha com exclusividade no Rio: Vasco será único clube carioca com fornecimento da marca

Por Alvaro Tallarico

A histórica rivalidade entre Adidas, Puma e Nike ganha novo cenário no Brasil. A partir de 2026, o cenário dos uniformes do futebol carioca será marcado por uma disputa de gigantes mundiais do esporte: Adidas, Puma e Nike devem dividir os três maiores clubes do Rio, mas com uma particularidade simbólica e estratégica.

A princípio, o Vasco da Gama será o único time do Rio de Janeiro a ser patrocinado pela Nike.

Foto: Reprodução/Twitter – @madrugavascaino

Segundo apurei, a fornecedora norte-americana fechou contrato de sete anos com o Cruz-Maltino, e não pretende ter acordo com mais nenhum clube do Rio de Janeiro, reforçando sua estratégia de exclusividade e protagonismo junto à torcida vascaína. A informação, já ventilada nos bastidores, ganha força com a finalização dos materiais de jogo, treino e linha casual da próxima temporada — cuja estreia deve ocorrer logo após o fim do vínculo com a Kappa.

Enquanto isso, o Flamengo segue com a Adidas, e o Fluminense deve firmar novo acordo com a Puma. O trio de marcas, que já se rivaliza em diversas ligas mundo afora, terá no Campeonato Carioca 2026 um palco privilegiado para exibir suas disputas, inclusive no aspecto simbólico e de marketing.

O embate entre Adidas e Puma tem raízes profundas. As duas marcas nasceram da cisão dos irmãos Adolf e Rudolf Dassler, fundadores da antiga empresa Dassler Brothers. Após uma ruptura familiar marcada por disputas amargas, Adolf criou a Adidas, enquanto Rudolf fundou a Puma. A rixa atravessou décadas, e os irmãos morreram sem se reconciliar.

Já a Nike, que chegou depois, sempre se autoproclamou a maior rival de ambas, apostando em inovação, patrocínios estratégicos e uma imagem mais moderna.

Com o acordo com o Vasco, a empresa norte-americana sinaliza que vê o clube como um canal forte de ativação no mercado sul-americano. E é verdade. A torcida vascaína é uma das mais apaixonadas do mundo.

O Vasco, por sua vez, se beneficia não apenas do peso da marca global, mas também da exclusividade local. A promessa é de uniformes “fora de série”, como vazado por fontes ligadas ao clube, além de uma linha completa com peças de goleiro, treino e produtos licenciados para os torcedores.

Nike é Vasco
Imagem: Divulgação

Rumo ao futuro com estilo e história

A parceria entre Nike e Vasco se desenha como uma aposta ousada em um novo momento do clube, que busca reestruturação dentro e fora de campo. Em tempos de reconstrução e valorização da marca, estar ao lado de uma fornecedora global com presença exclusiva no mercado carioca pode ser o diferencial que faltava para reconectar o Cruz-Maltino com sua grandeza.