Marcelo Sant'Anna, diretor do Vasco
Fotos: Dikran Sahagian/Vasco

Jogador importante do Vasco fora de jogo e perto de dar adeus

O volante Jair, de 29 anos, pode estar vivendo seus últimos momentos com a camisa do Vasco da Gama. Fora da lista de relacionados para o jogo contra o Puerto Cabello, pela Copa Sul-Americana, o jogador vem sendo sondado por clubes da Major League Soccer e ainda não avançou em uma renovação contratual com o clube carioca. Com vínculo até o fim de 2025, ele já pode assinar um pré-contrato com outra equipe a partir de julho, e sua permanência em São Januário é incerta.

Siga o Vascaino.Net no YouTube

Próximos jogos do Vasco
Jair pode sair do time – Foto: Gilson Lobo

Como o Vasco deveria ter se portado nesta questão envolvendo São Januário e os clássicos?

Contrato perto do fim e sondagens dos Estados Unidos

Nos bastidores, a diretoria do Vasco reconhece que Jair possui um dos salários mais altos do elenco e que o desempenho recente não tem justificado a manutenção do contrato nos mesmos moldes. As conversas por uma renovação não avançaram, e a abertura do mercado norte-americano, com janela ativa até 23 de abril, pode acelerar a saída. A falta de minutos em campo e a queda no desempenho também influenciam na avaliação interna do atleta.

Na atual temporada, ele soma 697 minutos jogados, ficando atrás de Hugo Moura e Tchê Tchê na hierarquia dos volantes do time comandado por Fábio Carille. Desde que chegou ao clube em 2023, o meio-campista alternou bons momentos com lesões, incluindo uma grave ruptura no ligamento cruzado do joelho esquerdo que o afastou dos gramados por oito meses.

Vasco
Volante perdeu espaço no time de Fábio Carille – Foto: Thiago Ribeiro/AGIF

Saída amigável é avaliada no Vasco

A possibilidade de uma transferência internacional ou até mesmo de uma rescisão amigável está em análise no clube. O Vasco entende que a liberação de Jair pode abrir espaço na folha salarial e facilitar a chegada de reforços pontuais na próxima janela. Enquanto isso, o jogador segue treinando, mas sem garantias de ser aproveitado nas próximas partidas.

Jair teve péssima atuação diante do Corinthians – Foto: Fabio Giannelli/AGIF