A Confederação Brasileira de Futebol (CBF) divulgou a escala de arbitragem para a terceira rodada do Campeonato Brasileiro, e a escolha para apitar Vasco x Sport, neste sábado (13), às 21h, em São Januário, causou enorme insatisfação entre os torcedores cruzmaltinos.
Siga o Vascaino.Net no YouTube

Wilton Sampaio volta ao centro da polêmica
O árbitro Wilton Pereira Sampaio (FIFA-GO) foi o escolhido para conduzir o clássico nordestino em solo carioca. A decisão, no entanto, não agradou a torcida do Gigante da Colina, que rapidamente se manifestou nas redes sociais. O motivo? Um histórico de decisões polêmicas que, segundo os vascaínos, prejudicaram o clube em confrontos recentes.
A escolha se torna ainda mais sensível em um momento de pressão sobre o time e o técnico Fábio Carille, que precisa de um bom resultado para acalmar os ânimos em São Januário. Com isso, a presença de Wilton Sampaio aumenta a tensão para a partida.

Histórico de decisões contra o Vasco revolta torcida
Levantamento feito pelo portal Vascaino.net trouxe à tona pelo menos cinco ocasiões em que Wilton Sampaio esteve envolvido em lances controversos contra o clube carioca. Em 2024, por exemplo, no clássico contra o Fluminense, o árbitro deixou de marcar um pênalti claro por toque de mão de Manoel e não expulsou Paulo Henrique Ganso após conduta antidesportiva.
Outros episódios relembrados incluem um gol mal anulado de Paulinho contra o Palmeiras em 2023 e dois pênaltis não assinalados contra o Corinthians em 2018. Em 2021, novamente uma falha grave ao não expulsar Gregore, do Bahia, em um confronto direto contra o rebaixamento.

Leia mais:
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.