O Vasco da Gama tomou a decisão de emprestar diversos jogadores ao longo da temporada de 2024, com a intenção de proporcionar mais experiência e rodagem para o elenco. O clube esperava que esses atletas voltassem mais maduros e prontos para serem integrados ao time principal.
Ao todo, 13 jogadores foram emprestados e agora o Gigante da Colina avalia o desempenho de cada um para decidir se serão aproveitados em 2025.
Goleiros: Alexander e Halls
No setor de goleiros, o Vasco optou por emprestar Alexander ao Ypiranga-RS e Halls ao Vila Nova. Alexander se destacou ao disputar 28 partidas pelo Ypiranga, e, para 2025, já acertou com o Bangu, onde disputará o Campeonato Carioca.
Por outro lado, Halls, que jogou apenas dois jogos pelo Tigrão, foi bem avaliado pela equipe goiana, que garantiu sua permanência para 2025. Assim, ele terá uma nova chance de se firmar como titular na próxima temporada.

Zagueiro Manuel Capasso: Sucesso no Paraguai
O zagueiro Manuel Capasso foi emprestado ao Olímpia, do Paraguai, onde teve um excelente desempenho, com 31 jogos, cinco gols e duas assistências.
O time paraguaio conquistou o Campeonato Paraguaio e, devido ao bom desempenho de Capasso, o jogador retornará ao Vasco em 2025, com a expectativa de ser integrado ao elenco principal.
Contudo, o Libertad-PAR demonstrou interesse e pode ser um novo destino para o argentino.

Lateral Riquelme: Bom Desempenho no Sport
O lateral-esquerdo Riquelme, emprestado ao Sport, teve uma participação importante na campanha que levou o time de volta à Série A do Campeonato Brasileiro.
Foram 14 jogos disputados, e, com contrato vigente com o Vasco, ele retorna para ser avaliado pelo clube, com boas chances de ser aproveitado no ano seguinte.

Volantes Cauan Barros e De Lucca
O volante Cauan Barros, de 20 anos, foi um dos grandes destaques entre os emprestados. Ele disputou 32 jogos pelo Amazonas na Série B, marcando dois gols e dando uma assistência. Sua boa fase, contudo, não chamou a atenção do Vasco, que o emprestou novamente, dessa vez ao América-MG.
Já De Lucca, que esteve no Ceará na Série B, fez 35 jogos, a maioria saindo do banco de reservas. Ele contribuiu com uma assistência e, como não tem permanência garantida no Vozão, retornará ao Vasco, mas um novo empréstimo não está descartado.

Atacantes: Destaque internacional e aprovados no Brasil
Entre os atacantes emprestados, o Vasco tem alguns nomes que se destacaram bastante. Clayton Silva, que jogou pelo Rio Ave, em Portugal, marcou 8 gols e deu uma assistência em 16 jogos, e deve continuar no clube português até o meio de 2025. Ele está sendo sondado para seguir ao Benfica.
Herói do Vasco em 2023, Serginho foi emprestado ao Criciúma nesta temporada. Porém, não contribuiu tanto, amargou a reserva na maior parte do tempo e ainda reclamou que não jogava. Volta ao time carioca e deve jogar os primeiros jogos do Campeonato Estadual.
Vinicius Paiva, que esteve no Ituano, também teve bom desempenho, com 6 gols e 3 assistências em 40 jogos, e já tem acerto com o Vila Nova para 2025.
Cauã Paixão, que jogou no América-RN e depois foi emprestado ao Polissya, da Ucrânia, teve poucas chances e não deve retornar ao Vasco para a próxima temporada.
Por outro lado, Lucas Oliveira e Figueiredo devem retornar ao clube. Figueiredo teve uma boa passagem pelo Coritiba, com 42 jogos, 2 gols e 4 assistências, e será mais uma opção para o Vasco em 2025.
O Caso Zé Gabriel: Uma dor de cabeça
O volante Zé Gabriel, que estava emprestado ao Coritiba, gerou uma certa dor de cabeça para a diretoria do Vasco. Ele disputou 17 partidas pela equipe paranaense, marcando um gol e dando uma assistência, mas o seu alto salário se tornou um obstáculo.
O CRVG está aberto a negociações, mas o Coritiba ainda não chegou a um acordo para manter o jogador. Caso o time paranaense queira contar com Zé Gabriel, o clube carioca exige que o clube assuma a totalidade de seu salário, além da dívida de R$ 3 milhões referente à renovação de contrato.

Leia mais:
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.