Fábio Carille é o novo treinador do Vasco
Foto: Raul Baretta

Como vai jogar o Vasco de Carille em 2025? Jornalista querido dos vascaínos ANALISA e DETONA: “Samba de uma nota só”

O Vasco já começa a planejar a temporada 2025 com uma grande novidade: a contratação de Fábio Carille como novo treinador da equipe. A escolha surpreendeu parte da torcida e da imprensa, mas o histórico do técnico e sua experiência tanto no Brasil quanto no exterior justificam a aposta do clube.

Aos 51 anos, Carille possui um currículo recheado de conquistas. Foi campeão brasileiro em 2017 e venceu o Campeonato Paulista em três ocasiões consecutivas (2017, 2018 e 2019) comandando o Corinthians. Além disso, sua carreira inclui passagens pelo Santos e experiências no futebol internacional, como no Al-Wehda e no Al-Ittihad FC, da Arábia Saudita, e no V-Varen Nagasaki, do Japão.

O jornalista André Schmidt, do Canal do Garone, analisou a contratação e destacou os pontos que pesaram na escolha do técnico:

“Muitas vezes, o Carille tenta fazer encaixe de marcação, uma marcação mais individual, uma pressão maior na bola. Eu já acho que é um treinador que deixa jogar um pouquinho mais, que baixa a linha de marcação, que às vezes joga numa transição, sabe? Ou tenta controlar o jogo mais através do passe, mas sem acelerar tanto, em alguns momentos. Sabe que não tem tanta pressa para recuperar a marcação mais em zona. Então, são perfis bem diferentes, e isso me chamou atenção. ”

Garone também comparou Carille com Renato Gaúcho, outro treinador que foi especulado no Vasco mas não acertou com o clube. Ele ainda disse que o Cruzmaltino deve jogar no mesmo esquema de um velho conhecido da torcida:

“Eu vejo o Renato, por mais que eu pudesse criticá-lo em várias coisas, mas ele tem esse perfil carioca, ele consegue se aproximar mais do jogador. O Carille já tem esse perfil que nunca, inclusive, passou pelo futebol carioca, né? Trabalhou no Corinthians, no Santos (muito rápido), no Athletico Paranaense, no Japão e na Arábia. Então, falando em futebol brasileiro, ele só… a primeira coisa que a gente repara aqui é a estrutura no 4-2-3-1, né? Foi como o Vasco jogou com o Rafael Paiva inclusive, grande parte da temporada. “

Estilo de jogo de Carille preocupa torcida – Foto: Reprodução/Instagram/@fabiocarille

Carreira de Carille como treinador do Vasco pode ser curta

A escolha de Fábio Carille é vista como uma tentativa de unir experiência e capacidade de adaptação, qualidades que o treinador demonstrou em suas passagens por clubes de diferentes culturas e estilos de jogo.

Segundo fontes ligadas à diretoria do Vasco, a prioridade para 2025 será estruturar um elenco competitivo, que consiga não apenas disputar, mas também alcançar posições de destaque no Campeonato Brasileiro e nas competições em que o clube estiver envolvido.

Para Garone, isso não deve ser assim tão fácil de ser realizado. Segundo o jornalista, o treinador não difere muito de outros nomes que já passaram por São Januário e sequer enxerga uma passagem longa do profissional na Colina:

“Assim, se a gente for olhar para a carreira, a diferença do Carille para o Zé Ricardo é que o Carille tem título brasileiro, né? Então, assim, o Carille tem trabalhos mais sólidos. Vamos lá, se a gente for agora analisando de maneira fria, como modelo de jogo, eu não vejo muita diferença, não. Para mim, são dois times mais engessados, que é a mesma coisa que o espectador citou ali: ‘samba de uma nota só.’ Eu não vejo um trabalho longevo do Carille sendo feito no Vasco, não.”

Ele finaliza dizendo que a contratação de Carille foi um ato de desespero da diretoria cruzmaltina. Isso porque o clube sondou quatro treinadores diferentes antes de fechar com o ex-santista:

“Não é que me surpreende porque pouca coisa surpreende no futebol brasileiro. Mas eu acho incoerente, uma mudança muito brusca de perfil. Eu acho que num certo momento começou a bater o desespero de não fechar com ninguém. Foi no Luís Castro, no Pedro Caixinha, no Renato Gaúcho e com medo de não fechar com ninguém, veio o Carille.”

A torcida vascaína recebeu a notícia com opiniões divididas. Enquanto parte celebra a chegada de um treinador experiente e vencedor, outros questionam se Fábio Carille será capaz de lidar com os desafios do clube em um momento de tantas mudanças.

O treinador deverá ser apresentado oficialmente pelo Vasco da Gama nos próximos dias, e as primeiras movimentações para montagem do elenco começarão imediatamente. Com um novo comandante e grandes expectativas, o ano de 2025 promete ser decisivo para o clube.

YouTube video