O Vasco da Gama enfrentará um desafio significativo neste domingo (29) contra o Cruzeiro, ao tentar quebrar um incômodo tabu longe de casa. O clube carioca vem encontrando dificuldades quando joga fora de São Januário, e, dos últimos quatro jogos como visitante, não conseguiu vencer três.
Essa sequência de maus resultados aumenta a pressão sobre o time e o técnico Rafael Paiva, que busca a estabilidade necessária para consolidar o bom momento da equipe na temporada. Desde a última partida em São Januário, contra o Athletico-PR, no dia 29 de agosto, válida pela Copa do Brasil, o Vasco tem sofrido para conseguir bons resultados longe de seus domínios.
As duas partidas que poderiam ter sido realizadas no estádio, contra o Palmeiras e o Cuiabá, acabaram adiadas ou transferidas para outro local, prolongando a ausência do time em casa para 37 dias, o terceiro maior período sem jogos em São Januário em 2024.
A situação complica ainda mais quando observamos o desempenho recente fora de casa. O time não venceu três dos últimos quatro confrontos fora, o que já configura a segunda maior sequência de jogos sem vitória desde a chegada de Rafael Paiva. A maior sequência negativa aconteceu entre julho e agosto, quando o Vasco enfrentou, sem sucesso, adversários como Atlético-MG, Grêmio e Bragantino.
Força do Vasco segue sendo em casa
São Januário tem sido um verdadeiro trunfo para o Vasco. Em 17 jogos disputados no estádio nesta temporada, o clube conquistou 11 vitórias, cinco empates e sofreu apenas uma derrota, com um aproveitamento de 74,5%.
O próximo encontro com a torcida em casa será no dia 5 de outubro, contra o Juventude, e a expectativa é de um grande reencontro, depois de mais de um mês sem partidas no estádio.
O desafio deste domingo no Mineirão é, portanto, crucial para que o Gigante mantenha a confiança e siga lutando pelas primeiras posições no Campeonato Brasileiro.
Leia mais:
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.