Um dos maiores atacantes da história do futebol brasileiro e mundial, o ídolo do Vasco, Romário, relembrou o dia em que decidiu abandonar o futebol e se aposentar nesta quinta-feira (14), através de uma postagem nas redes sociais, onde recordou a ocasião. Membro do elenco do Cruzmaltino há 14 anos atrás, o baixinho pendurou as chuteiras no clube carioca, atuando pela última vez em 2008.
Nada feito! Presidente do Vasco crava permanência e confiança em Zé Ricardo
“Há exatos 14 anos, eu me despedia do futebol profissional. Com a sensação de missão cumprida e muito realizado, só tenho o que agradecer a esse esporte que mudou o rumo da minha vida. Graças ao poder do futebol, aquele menino que saiu da favela do Jacarezinho realizou grandes sonhos e trouxe muita alegria para o povo brasileiro. Obrigado a cada um que esteve ao meu lado nessa trajetória, torceu por mim e continua torcendo. Obrigado por tudo, Papai do Céu!”, escreveu Romário em sua conta privada no Instagram.
Aos 42 anos, Romário se despediu dos gramados sem qualquer tipo de festa ou comemoração em frente aos torcedores. Sua última aparição em campo se concretizou diante do Internacional, em pleno São Januário, em partida válida pelo Campeonato Brasileiro, na qual o Cruzmaltino se viu derrotado pelo placar de 2×1. Lembrado pelo seu faro artilheiro e pelos mais de mil gols, o último tento da carreira do baixinho foi o de número 1.002, anotado diante do Grêmio em 9 de junho de 2007, também em São Januário.
Se projetando ao futebol nacional e mundial na década de 80 ao subir pelas categorias de base do Vasco, Romário acumulou três períodos em que atuou com a camisa cruzmaltina; a primeira ainda quando jovem, de 1985 à 1988, a segunda já quando se encontrava consolidado, entre 2000 e 2002, e a terceira já em fim de carreira, entre 2005 e 2007. Ao todo, registrou 349 atuações pelo Gigante da Colina, marcando 266 gols; além do Vasco, atuou com as camisas de Flamengo, Fluminense, América-RJ, PSV, Barcelona, Valencia, Adelaide United, Al-Sadd e FL Strikers.
AGENDA
Buscando esquecer a atuação ruim apresentada na primeira rodada, o Vasco poderá aproveitar um período de oito dias de treinamentos até voltar à campo em seu segundo desafio, diante do CRB, no Estádio Rei Pelé, em duelo que está marcado para o dia 16 de abril, às 19h.
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.