Sempre buscando mesclar atletas experientes com jovens promessas que surgem em suas categorias de base, o Vasco se vê diante de mais um atleta que promete pedir passagem no elenco titular somente aos 17 anos. Bem cotado não só pelo técnico Zé Ricardo, mas também pela diretoria cruzmaltina, Andrey Santos vem se destacando entre os atletas do plantel e, assim, vem gerando interesse de seu próprio clube, para desenvolvê-lo, como também de equipes internacionais.
Se pronunciou! Técnico do Vasco comenta sobre atitude de jogador em estreia na Série B
“É um projeto não só do Zé Ricardo, mas um projeto do clube. Alguns atletas conseguem vencer seus objetivos e obstáculos da sua categoria e acabam tendo necessidade de ultrapassar esses desafios para serem estimulados de alguma forma. O Andrey é um desses atletas. E isso está acontecendo de forma muito natural. Ainda tem 17 anos e já tem convocações para a Seleção Sub-20. Até capitão já foi”, disse Zé Ricardo sobre o projeto de desenvolvimento que o Vasco vem traçando para o jovem.
Para concretizar tal planejamento, porém, o clube se depara com uma pendência relacionada ao contrato de Andrey. O vínculo atual do jovem com o Gigante da Colina é válido até agosto de 2023, significando que, caso nenhum acordo seja feito, o atleta poderá sair de graça a partir na janela de transferências, podendo até mesmo firmar um pré-contrato com qualquer clube a partir do mês de março. O cenário pode assustar os dirigentes do Vasco, já que, além de retorno em campo, a diretoria espera que Andrey gere uma boa receita para o clube com uma venda futura.

Uma transferência, inclusive, se mostra quase iminente para o futuro do atleta de 17 anos. Na mira de diversos clubes europeus, Andrey já chegou a receber proposta oficial do Barcelona, enquanto clubes como Milan (Itália), Benfica (Portugal), Wolverhampton (Inglaterra) e Monaco (França) sondaram a situação do jogador, mas sem conversas avançadas. A expectativa dos clubes, porém, é de poderem observar melhor o jovem nesta edição da Série B, já que, por enquanto, o meio-campista só acumulou três atuações pelo Vasco nesta temporada.
A decisão de utilizá-lo em mais oportunidades neste ano de 2022, porém, parece mais do que certa na mente de Zé Ricardo, que também fez questão de elogiar a atuação de Andrey Santos nos treinamentos da equipe. “Impressionante como ele se coloca nos treinamentos, como pega as informações. Depois da Copa São Paulo, quando ele veio treinar com a gente, foi nítido que ainda precisava se adaptar e rapidamente passou a fazer um jogo simplificado sem perder a qualidade. Vai ser um jogador de baita futuro para o Vasco e para o futebol brasileiro”, pontuou.
AGENDA
Buscando esquecer a atuação ruim apresentada na primeira rodada, o Vasco poderá aproveitar um período de oito dias de treinamentos até voltar à campo em seu segundo desafio, diante do CRB, no Estádio Rei Pelé, em duelo que está marcado para o dia 16 de abril, às 19h.
Veja mais notícias do Vasco, acompanhe os jogos, resultados e classificação além da história e títulos do Clube de Regatas Vasco da Gama.